quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TRÍPTICO


(Francis Bacon)



LEBRE, zelador, segurança e caixa do SEBO FRANCISCANO.

Então, eu me chamo Lebre. Eu não gosto, mas, sabe como é apelido... É igual a amor, quanto mais agente implica, mais é que gruda. Eu trabalho aqui desde que tinha dezoito anos. Tenho vinte e sete agora. Eu gosto de ler, leio tudo que me cai nas mãos. Mas só trechos. Não leio tudo, não dá tempo, nem tô louco. Apesar dessa cara de bandido, gosto muito de poesia. Bukowski, mano, se eu tivesse grana, tatuava a cara do velho aqui, ó! Se liga só: “fumei vinte e cinco cigarros está noite/ e você sabe sobre a cerveja// o telefone tocou apenas uma vez:/ era engano...” Eu gosto. Só não lembro o resto, mas gosto pra caralho! Do trampo? Sim, eu gosto. De onde você é? Puta mano! Lá é bonito, né? Mô dá hora. De vez em quando passas umas notícias lá da tua terra; meio embaçado o bagulho, né não? Mas as praias compensam, não compensam?


DIANA, recepcionista e hospede do HOSTEL QUIXOTE.

Ah, Curitiba? Amanhã? Nossa, e de onde você é? Tá aqui a trabalho, lazer? Ah, da terra do Renan Calheiros... Pois é, aí, desculpa.  Até no nome vocês tem água, é mesmo! Pelo menos, né? Ah, cuidado com Curitiba, não parece, mas lá é muito violenta... Bom, quem somos nós para falar em violência, né? Paulistano, alagoano... Acostumados com o inferno. Ah, em Curitiba, se puder, vá na James, na Hermes, na Slaviero... São baladas, querido!


AUGUSTO, professor universitário e habitue do balcão do RINCÓN DE LAS CHICAS.
 
Porra, garoto! Não reclama. O paulistano médio, me refiro ao classe média... Porra, classe média tem em tudo que é lugar, até nas Ilhas Cayman; falo do cara que tem seu carrinho, meu! Do cara que tem seu empreguinho de merda, viaja para Miami, essas merda... Traidor do PT. Esses daí. Tudo traidor do PT, meu! Compreende? Esse cara supera em imbecilidade todos os outros, do mesmo espírito, no país inteiro. Empata, creio eu, com o carioca médio. Não reclama, garoto! Lá na tua cidade, se alguém diz que vota no PT, eles falam o que? Mandam ir pra Bolívia? Chamam os outros de comunista só pelo adesivo no carro? Dizem que Lobão, Danilo Gentili e Roger Moreira, são mô da hora? Não, né. Mande rezar uma missa, moleque! Ao invés de só agradecer aos céus. Exato, toda semana mande rezar uma missa pela tua pela tua sorte e pela sorte dos teus amigos. Quem foi o deputado mais votado lá? Não conheço, é filho de quem? Aqui não elegemos ladrão, como gostam de dizer da tua cidade, aqui elegemos nazistas. Mas não se orgulhe, moleque, minha velha já dizia, não tenha orgulho daquilo que você não escolheu...

***

Banheiro da estação do Brás, Zona Leste de São Paulo: “Perdi meus dentes mordendo tuas coxas, sua vagabunda... / Agora só peço a Deus outro rim para te fazer feliz...”

Cid Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário